Toda empresa quer e precisa garantir o máximo de eficiência em seus processos. Isso ajuda na gestão e no controle das atividades realizadas, o que, de forma indireta, pode impactar na lucratividade. Mas como conseguir esse resultado? Basta investir na automação comercial.
O que é automação comercial?
Essa é uma estratégia que pode ser adotada pelas empresas, a fim de otimizar os processos manuais, alcançando uma melhoria de eficiência nos processos. Qualquer empresa pode e deve adotar a automação comercial, mas essa ferramenta traz grandes benefícios especialmente para os negócios inseridos no varejo.
Isso porque é por meio desse recurso que a empresa pode reduzir as despesas com mão de obra e aumentar sua capacidade de aprimorar, gerenciar e controlar processos internos. Assim, o gestor, por conhecer profundamente os processos realizados, pode controlar melhor o que ocorre na empresa e geri-la de forma mais eficiente.
Mas você deve estar se perguntando:
Qual a real importância da automação comercial?
Além da melhoria dos processos internos, que já foi mencionada, a automação comercial também ajuda a reduzir erros humanos em tarefas simples, como falhas em cálculos, na atualização de planilhas, de digitação, entre outros. Isso confere à empresa a garantia de que os dados estão corretos e o colaborador aumenta sua produtividade.
Outro setor impactado diretamente de forma positiva pela automação comercial é o de vendas. Com dados mais acessíveis, os vendedores podem atender melhor os clientes, repassando informações corretas.
Para o gestor, as vantagens passam pelo controle mais adequado de algumas atividades, como a jornada de trabalho dos colaboradores. Além disso, o próprio governo federal trabalha com softwares de automação comercial, como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), por exemplo.
Portanto, existe a necessidade de o varejista se atentar a essas questões e também adotar um sistema de automação comercial em seu dia a dia.
Principais vantagens da automação comercial
Você já viu que a ferramenta de automação comercial pode trazer vantagens para processos internos, controle de atividades e tarefas específicas do empreendedor, inclusive para o dono de um pequeno negócio. No entanto, outros benefícios podem ser citados para o varejista. Veja a seguir.
- Redução de custos e desperdícios
O sistema de automação comercial tem a função de controlar e gerenciar processos internos e fiscalizar possíveis erros. Portanto, a redução de custos é um impacto direto do uso dessa estratégia, porque a quantidade de retrabalho é reduzida. Ou seja, o tempo e a mão de obra são mais bem aproveitados. - Melhoria na logística
Um desafio para o varejista é conseguir controlar bem o estoque, evitando ter muitos produtos armazenados, mas, ao mesmo tempo, suprindo as demandas dos clientes. Com o sistema de automação comercial, o processo da logística funciona melhor, porque controla a entrada e a saída de mercadorias, tendo um cenário real do que está estocado. - Ganho de tempo
Existem tarefas burocráticas que, apesar de serem necessárias, não devem tomar muito tempo dos colaboradores, porque não agregam valor ao cliente. Essas tarefas podem ser repassadas para um sistema de automação comercial, que fará o gerenciamento das atividades.
Um exemplo é a apuração de impostos. Essa tarefa é importante para a empresa, mas não traz retorno direto ao cliente. No entanto, o software de automação comercial traz mais segurança ao fazer a apuração dos tributos e das informações que devem ser prestadas ao Fisco. Dessa forma, a empresa pode se organizar melhor e fazer seu planejamento tributário.
- Controle sobre as vendas
O sistema de automação comercial permite monitorar a lucratividade das vendas em tempo real, além de também apresentar o desempenho dos vendedores e as entradas e saídas de produtos. Assim, o dono do negócio pode tomar decisões mais assertivas. - Gestão do relacionamento com os clientes
Para aumentar as vendas e conquistar mais clientes, todo negócio precisa dar atenção ao consumidor, conquistando-o e fidelizando-o. Essa tarefa fica mais fácil com a automação comercial, porque o software apresentará os dados dos clientes e permitirá gerenciar o envio de mensagens automaticamente, recompensar aqueles clientes que têm maior histórico de consumo e tomar outras ações no sentido de fidelizar o consumidor. - Controle sobre o faturamento
O controle dos processos internos implica, automaticamente, no conhecimento das entradas e saídas de recursos financeiros. Isso significa que a automação comercial permite ter mais controle sobre o faturamento. Caso o saldo seja negativo, o varejista pode verificar se o problema está no atendimento, nos produtos vendidos, na precificação ou se está na gestão do caixa.
A partir desses indicadores, o gestor também pode decidir quais estratégias adotar. Por exemplo, se o problema identificado estiver nos produtos vendidos, uma ideia é aumentar o mix ofertado ou até mesmo substituir algumas mercadorias por outras, que atendam às necessidades dos clientes.
- Impulso para as vendas
Sem vender, o varejista não vai ter sucesso em seu negócio. Porém, para ter um resultado positivo nas vendas, o primeiro passo é conhecer o público-alvo, seus desejos e suas necessidades. Conhecendo essa informação, chega a hora de atender o cliente e identificar o que pode estar ocasionando a perda de vendas no seu negócio.
Por exemplo, o problema pode estar no fato de a fila para pagamento ser grande, porque seu cliente entende que suas expectativas não foram atendidas ou por outros motivos. Identificando a razão de queda nas vendas, o lojista consegue traçar estratégias para melhorar esse indicador.
- Agilidade no atendimento
Atualmente, os clientes desejam ser atendidos de forma personalizada e rápida. No caso do uso do sistema de automação comercial, a empresa consegue acessar os dados dos clientes e identificar seus desejos, oferecendo os produtos que estejam de acordo com a necessidade deles de maneira mais ágil.
Ou seja, a automação comercial traz diversos benefícios a empresas de todos os portes, permitindo ao varejista tomar decisões mais assertivas, devido aos dados acessíveis e à visão ampla do negócio proporcionada por essa ferramenta. Por meio do uso desse recurso, dados financeiros, de clientes e outros estão integrados, identificando-se a necessidade de adotar novas ideias e fazer investimentos.
Veja outros benefícios que um sistema de automação comercial oferece para você
Controla o seu estoque e realiza inventário
Sem dúvidas, o estoque é um dos setores mais delicados e preocupantes de um comércio varejista. Contudo, a tarefa de controlar entradas, saídas e devolução de mercadorias, bem como fazer inventário de estoque podem ser atividades menos trabalhosas ao adotar um sistema de automação comercial.
Com a ajuda da tecnologia, o seu estoque estará sempre atualizado e completo, evitando assim problemas como rupturas ou mercadorias encalhadas.
Emite cupom das suas vendas e tira você da informalidade
Sabemos que o Brasil é um país de carga tributária elevada e apesar dos desafios de se manter na formalidade, não deixa de ser uma atitude prudente manter as suas obrigações tributárias em dia. Afinal, o prejuízo de operar de forma ilegal pode custar a vida do seu estabelecimento.
Com a ajuda de um sistema de automação comercial você emite cupom fiscal de suas vendas e mantém informações sincronizadas com a SEFAZ para evitar qualquer tipo de multa ou prejuízo.
Toma conta da gestão fiscal e financeira
Como já foi mencionado, a automação comercial é um aliado para gestão fiscal do seu varejo e além disso, também é responsável pelo controle financeiro do negócio. Em outras palavras, ele faz sua gestão de contas a pagar e a receber, realiza seu fluxo de caixa diário, faz conciliação bancária, dentre outras funcionalidades.
Assim, você, enquanto varejista, deve pensar em adotar uma ferramenta de automação comercial, como os serviços oferecidos pela Remax do Brasil, que incluem coletores de dados, impressoras para automação, terminais de consulta, balanças para automação e outros.